6 Motivos para contratar um Cerimonislista

Por: Elen Nely   

   Se você ainda não se convenceu da importância de contratar uma assessoria para o seu casamento, confira a lista de seis coisas que sua mãe, tia ou prima não vão conseguir fazer por você jamais, só a assessoria mesmo!

 

1.  Menos estresse


   A assessoria tira dos noivos uma série de responsabilidades estressantes, com os preparativos, inclusive no dia do evento, que é um dia em que os noivos precisam, acima de tudo, relaxar e curtir. Imagine ter de interromper seu Dia da Noiva para lidar com um fornecedor que atrasou ou não entregou o serviço conforme o combinado. A assessoria acompanha a montagem da festa.

   Sejamos realistas: é impossível que a sua mãe, tia ou prima consiga se arrumar e ficar linda para o seu casamento se tiver que tomar conta da montagem do casamento entre móveis, flores e plantas sendo arrastados de um lado para o outro, montagem das mesas de doces, organizar a montagem juntamente com os fornecedores. A situação fica ainda mais complicada se você pensar na possibilidade de um imprevisto e no jogo de cintura que ela vai precisar ter para resolver tudo sem deixar os noivos tensos. Não parece uma boa ideia, certo?

 

   “Além da sua mãe, tia ou prima se desesperarem junto com você por  não estarem acostumadas com todos os imprevistos comuns a um evento grande, elas são convidadas e merecem se divertir como todos os outros e não estarem preocupadas com a comida e bebida que está sendo servida, com a coordenação das músicas dos momentos-chave ou até mesmo com a limpeza dos banheiros.”

 

2.     Fornecedores

 

   Em vez de gastar horas pesquisando serviços e fornecedores, basta conversar com a assessor(a), que te indicará as empresas mais adequadas para o que você deseja ou fará essa busca por você, além de assumir a responsabilidade pelos orçamentos, indicando profissionais que se enquadram no perfil do casal.

   Como profissional que realiza diversos eventos e casamentos, o assessor(a) é alguém que tem acesso a parcerias com vários fornecedores. Afinal, ela leva e indica o profissional para inúmeras noivas, o que significa que você pode conseguir os fornecedores compatíveis com o seu orçamento.

   Para encontrar fornecedores que ofereçam serviços adequados ao estilo e ao orçamento do casal e conhecer a reputação destes profissionais no mercado e dar uma orientação financeira realista é preciso ser atuante no mercado de casamentos.

   Alguém que não está em contato com esse mercado não tem a mesma capacidade para fazer essa avaliação como um Assessor(a) profissional. É comum os noivos hoje em dia terem um orçamento limitado mas sonharem com um casamento grandioso. A assessoria vai ajudar a alinhar expectativa e realidade, de modo a não frustrar o sonho do casal. Nesse sentido a assessoria irá ajudar nas negociações e prazos.

 

“Uma boa assessora vai orientar sobre a escolha de cada profissional, o que deve ser observado e como tomar essa decisão.”

 

3. Experiência


   O casamento é um evento que exige planejamento, programação, execução e, por fim, monitoramento. Se você não tem experiência em organização de eventos, principalmente se o casório for de grande porte, corre-se maiores riscos de que algo dê errado. Garantir que tudo corra bem no casamento é a responsabilidade da assessoria. Um Assessor(a) qualificado investe muito em especializações, cursos, tendências, moda, decoração e está sempre à procura de novidades no mercado para oferecer os melhores serviços

   Será que a sua tia ou amiga conseguirão organizar o cortejo corretamente na igreja? Quem irá dar o sinal de entrada das músicas enquanto ela abre a porta da igreja para a noiva? E se ela não for ágil o bastante para coordenar a sessão de fotos diminuindo o tempo dos noivos fora da festa? Quem irá coordenar a chegada dos noivos ao salão, músicas a serem tocadas e a dança? Será que ela sabe o momento adequado para jogar o buquê, para a entrada de atrações e distribuição de lembranças?

 

“São tantos os detalhes no dia que não é justo, deixar, parentes ou amigos cuidando de tantos detalhes ao invés de curtirem a festa ao seu lado”

 

4. Novas ideias

 

   Muitas noivas sonham com o dia do casamento e, por isso, já têm na cabeça uma ideia precisa do que querem. Mas não custa ter a mente aberta para novas ideias, certo? Como o assessor(a) está presente e ativo no mercado de casamentos, ele está por dentro das tendências e novidades do mercado, assim podendo sugerir novas tendências e quem sabe personalizar o casamento, trazendo ideias e adaptando ao sonho das noivas.

 

5.  Controle da lista de convidados

 

   Esse item é quase sempre uma das fases mais estressantes gerando desgaste emocional para todos os noivos. Realizar uma festa de casamento custa caro, por isso, a elaboração da lista se torna um desafio para os noivos que pensam em um custo específico para o casamento. A família acaba interferindo nesse processo e muitas vezes é motivo de discussão entre todos. Imagina a sua mãe recebendo a sua lista e descobrindo que você não vai chamar aquele seu primo distante? Ou ainda a sua prima sabendo que o namorado/ficante/rolo dela não foi convidado? Uma assessoria de casamento vai orientar os noivos com a lista inicial e depois orientar como reduzir as pessoas que são mais distantes. A opinião de um profissional pode ajudar muito a apaziguar os ânimos nesse momento tenso.

 

“Excluir pessoas da lista é um processo difícil, mas é importante encarar isso tudo com muita leveza.”

 

6.  Cuidar do RSVP

 

   Quando há pessoas próximas envolvidas no RSVP (Répondez S’il Vous Plaît, expressão francesa que significa “responda por favor” para confirmação de presença), os convidados podem se sentir obrigados a confirmar presença apenas para evitar o constrangimento de dizer não a alguém próximo dos noivos com receio de criar uma indisposição. E um evento que tem um número alto de convidados que confirmam presença, mas que infelizmente não aparecem, por isso tem maiores chances de se tornar um desastre.

 

   “Geralmente as festa costumam ter uma margem de 15% de faltosos, por isso a importância do serviço de RSVP” É mais fácil dizer “não poderei comparecer” para uma assessora que esta controlando as presenças, do que para a sua mãe ou para você.

   Diante desse cenário de preocupações, dúvidas e correria do dia a dia, a assessora de casamentos é fundamental para tranquilizar e auxiliar o casal, atuando como um misto de anjo da guarda, fada madrinha e de vez em quando um pit bull. Esse profissional está acostumado com o stress e com a pressão que eventos como esse demandam.

 

   “Mesmo que você seja uma noiva muito planejada e organizada que conseguiu manter a sanidade mental durante todo o período pré casamento sem uma assessora, você deverá pensar: quem ficará coordenando todo o evento para que você curta ao máximo esse dia tão esperado?”

   Se você procura alguém para garantir o equilíbrio dos noivos mantendo a ordem, a calma e o bom humor de todos os envolvidos no seu casamento, faça contato para marcar uma consultoria.  Posso te ajudar não apenas no cerimonial do dia do casamento, como também posso prestar assessoria nos eventos pré e pós casamento, como chá de cozinha, despedida de solteiro e até nos preparativos para a Lua de Mel.

 

*Casamento tem data marcada, se atrasar não dá pra adiar!

 

*Este conteúdo é exclusivo e está disponível somente para pessoas que estão cadastradas na minha base de contatos.

 

× Whatsapp