Organizar seu casamento

Estou noiva, por onde começar os preparativos?

Você está noiva e precisando de ajudar para começar os preparativos do casamento?

Afinal são tanto detalhes e protocolos e por ser a festa do seu grande dia, nada pode dar errado. Calma, a Elen Nely Assessoria está aqui para ajudar! Veja os passos abaixo para você começar a sua jornada para o grande dia.

1º Acompanhe nosso blog, Fan Page e Instagram, lá vocês sempre encontrarão dicas e inspirações para o seu grande dia.

2º Defina a data do casamento. É importante definir a data para começar a providenciar os preparativos. Para ajuda-los a definir a data segue algumas dicas:

1° Opção: Pense em datas comemorativas para o casal como: Aniversário de namoro, de noivado, alguma data importante ou com algum significado.

2° Opção: Pense em qual época do ano gostaria de casar. Começo, meio ou final de ano? Primavera, verão, outono ou inverno? Segue abaixo a lista com as características de cada mês.

Seja bem vinda!

[Elite_video_player id=”2″]




Janeiro É um dos meses menos procurados. E isso ajuda você a negociar melhor com os fornecedores, além de ter maior disponibilidade de datas em igrejas e fornecedores. Para quem tem muitos parentes em outras cidades e um mês vantajosos devido a muitas pessoas estarem de férias nesse período. Mas fique de olho porque também é um mês em que muitas pessoas viajam e alguns prestadores de serviço tiram férias. Então, antecipe-se nos convites e contratos! E lembre-se: nesse mês chove bastante e o calor pode ser um incômodo, por isso o ideal são cerimonias noturnas e em lugares cobertos e climatizados.


Fevereiro
As flores tropicais estão em alta e você pode dar um show de decoração devido à variedade e valores. O clima é bem parecido com o de janeiro e, por isso, valem as mesmas precauções.

Ainda tem chance de muita gente planejar viagem para essa época, Devido ao carnaval, então corra com os convites. E, claro, evite marcar uma data próxima ao Carnaval. As cidades ficam com o trânsito complicado na semana anterior e posterior à folia!


Março
 Divo a baixa temporada (que vai de março a junho) para alguns destinos a lua de mel poderá encontrar preços mais acessíveis. A cerimônia vai ficar linda com as Orquídeas, flores da estação que estão belíssimas nessa época. Porém vale lembrar que ainda tem as pancadas de chuva repentinas podendo ser uma surpresa desagradável. Tenha um “Plano B” se estiver pensando em casamento ao ar livre!

Abril Para alguns especialistas, é considerado o melhor mês para casar e para realizar cerimônias ao ar livre, já que as chuvas acabaram e o clima é mais ameno, já que o calor foi embora e o frio ainda não chegou. Mas contrate tudo com antecedência, porque em função da preferência das noivas pela data os preços começam a subir rápido, além disso, a oferta de flores já não é tão grande e os preços começam a subir.


Maio
 Temos o tradicional “mês das noivas”. Por isso, tudo inflaciona. Se pretende casar nesse mês, planejamento é fundamental. O clima ainda é bem semelhante ao de abril. A desvantagem é o preço das flores, que estão muito valorizadas por causa do Dia das Mães.


Junho
 As datas são pouco concorridas, o que facilita sua negociação com fornecedores e prestadores de serviços. Uma característica da época é que, com o clima mais ameno, as roupas de gala ficam mais confortáveis, principalmente para os homens e seus ternos. As tulipas estão em alta, sendo uma alternativa para a decoração. Embora seja a época com o menor índice de chuvas, é preciso que os ambientes estejam preparados para combater o frio, em cerimônias ao ar livre.

Julho Com o frio mais intenso, tudo fica ainda mais elegante. As roupas da estação são mais elegantes e até o buffet muda o cardápio, com vinhos e comidas mais pesadas. Vale lembrar que é a época de descartar o casamento ao ar livre e de convidar com antecedência porque, com as férias escolares, muitas famílias viajam!


Agosto
 É tradicionalmente um mês evitado pelas noivas (lembra aquele ditado: agosto, mês do desgosto?). Pura superstição, claro! Para quem quer uma cerimônia é hora de negociar ao máximo com os fornecedores de serviços devido a disponibilidade de datas! Copos de leite e íris

Setembro Mês da primavera, claro, as flores estão belíssimas! A temperatura esta agradável, o que faz do casamento ao ar livre uma opção interessante. Esta é uma época muito procurada, o que faz os preços subirem e as datas ficarem mais difíceis. Então, planejamento é fundamental!


Outubro No
o auge da estação também é uma época muito procurada e dispõe de diferentes tipos de flores como os lírios, ótima opção para decoração. A data combina com casamentos ao ar livre, com temperaturas mais altas e pouca chuva.


Novembro
 É hora de acelerar! É o último mês antes da correria das festas de final de ano. A primeira parcela do 13º, faz com que os casamentos ganhem um folego, o que ajuda na hora de encomendar as flores da estação e lua de mel que, nesta época, dão uma encarecida.

Fique atento aos feriados nacionais (nos dias 02 e 15) que podem atrapalhar sua organização em função das viagens dos convidados.


Dezembro E
mbora tudo fique mais corrido, temos aquela animação de final de ano! O clima de festa e o décimo terceiro salário fazem com que dezembro seja um dos meses mais procurados para casamentos, principalmente em função dos espaços que já estão quase todos alugados. Por causa da alta temporada, a lua de mel sai bem mais cara do que nos meses anteriores. Além disso, o calor exige mais cuidados em relação à maquiagem e à climatização da festa. Pela alta incidência de chuvas, é arriscado demais fazer cerimônias ao ar livre.

continua…


Antes de escolher da data considere alguns fatores;

Marcar casamento no final de semana facilita bastante para os convidados que virão de outras cidades e também para os que trabalham.

Se puderem fazer coincidir a data do casamento com o período de férias poderão prolonga a lua de mel

Um casamento ao ar livre é lindo porém não esqueçam de verificar os períodos de chuvas, frio, horário de verão, etc.

Definam se irão passar a lua de mel na praia, campo ou fora do país. Assim ficará mais fácil conciliar a estação do ano com o tipo de viagem

Verifiquem datas de feriados e grandes eventos de sua cidade que poderão comprometer alguns serviços como reserva de hotéis e salão

Escolham o estilo de casamento com praia, campo, etc. devido a épocas de chuva e frio.

3º Monte um orçamento realista para o seu casamento. Ter uma noção clara de quanto vocês poderão investir no seu grande dia é muito importante para o sucesso dos preparativos. Com esse valor em mente, você poderá definir a quantidade de convidados e escolher o estilo do evento. Existem produtos e serviços para todos os níveis de orçamento, dos mais simples aos milionários. É preciso sonhar mas sem tirar os pés no chão. Um planejamento é fundamental para que seu casamento não comprometa a vida financeira do casal no primeiro ano da vida a dois.

4º A lista de convidados é um momento estressante, por isso é importante definirem uma quantidade de convidados, dentre essa quantidade, definir a quantidade que cada uma poderá convidar e uma quantidade que cada mãe poderá convidar, para não haver estresse. Lembrem-se que não precisam convidar todos que conhecem, mas sim os mais próximos, tanto da família quanto amigos. Caso tenham grupo de trabalho academia etc. optem por chamarem todos ou nem um do grupo, assim facilitara nas escolham de vocês.

5º Se For ter cerimônia religiosa, defina a igreja e marquem a data. Optem por igrejas que tenham algum significado ou importância para vocês ou para a família, caso não tenham e vocês moram em regiões diferentes, prefiram igrejas que fiquem no meio termo, assim não estarão dando preferência para nenhuma das partes.

6º Comecem a pesquisar espaços, assim como na localização da igreja, levem em consideração o meio termo, se vocês moram em regiões diferentes, para não privilegiar apenas uma parte, exceto se houver mais pessoas idosas ou com dificuldades de locomoção. Devido a isso, observem se o espaço tem acessibilidade para idosos e cadeirantes, se possui infraestrutura para o evento, como cozinha equipada, ar condicionado, geradores etc. para que nada aconteça de errado no grande dia. Lembre-se que nenhum espaço pode obriga-los a comprar outros serviços como, buffet, decoração, DJ, assessoria etc. alegando que são parceiros exclusivos, isso é considerado venda casada, crime previsto por lei.

7º Já definido o espaço hora de pesquisar decoração. A decoração é um momento importante, onde o tom das cores e o jeito da decoração deve conter a personalidade e o estilo dos noivos. Além disso as flores determinam o estilo do casamento, seja ela romântico, formal, moderno, rustico ou descontraído. A decoração é realizada em cima de uma cor determinada pelos noivos e flores de preferência. As flores devem ser escolhidas conforme as flores da época, isso ajuda a economizar na decoração, o espaço também influenciara nas possibilidades e detalhes da decoração.

8º A foto e filmagem é a empresa que vocês devem pesquisem com calma, vocês devem pensar que eles serão os responsáveis por registrar esse momento tão importante, e essas recordações ficaram para o resto da vida de vocês. Façam várias pesquisa e vão conhecer o trabalho deles, antes de fechar. Caso tenham algum detalhe de fotografia que gostariam que fossem registrado ou se haverá momento no qual vocês gostariam de atenção especial, não esqueçam de avisar a equipe, para que estejam prontos para registra-los.

9º Agora chegou a hora de decidirem a banda/Coral e DJ. Na cerimônia é muito importante ter um coral, no lugar de um simples CD, pois o tempo de cortejo varia muito devido ao tamanho de espaço ou quantidade de padrinhos. Pense se o cortejo for curto, a música do CD terá que parar na metade, ou se o cortejo for longo terá que repetir a música ou colocar outra. Já com o coral eles conseguem acelerar ou prolongar a música de forma harmônica. É importante ir a alguns casamentos para saber como é o cronograma da igreja para poder elaborar o seu com a quantidade de músicas certas. Na festa vocês tem a opção de escolherem apenas o DJ, mas caso queiram animar a festa e interagir com os convidados a banda é a melhor opção. Não esqueçam de pesquisarem uma banda eclética e saber o perfil de seus convidados, para saber o estilo de músicas a serem tocadas e definam qual o gênero que será tocado e não poderá tocar.

10º Com o bartender você consegue adicionar animação à sua festa, dando um toque especial e agradando a seus convidados. Por isso leve em consideração alguns pontos. Todos tem um cardápio padrão em cima disso, eles devem criar drinks personalizados de acordo com o gosto dos convidados, trocando uma bebida, fazendo drinks sem álcool, adicionar ingredientes preferidos dos convidados. Outro ponto é o malabarismo com bebidas, os convidados adoram esse tipo de atração, se houver, será um diferencial a mais. Devem também ter entretenimento, por ser uma das partes divertidas da festa, deve estar em movimento, atraindo mais pessoas e não apenas em um canto da festa. A animação da equipe a animação da equipe é importante para interagir com os convidados. E o último ponto é o atendimento único, pois a qualidade só serviço o atendimento da equipe no dia, a higiene, organização e a rapidez da preparação dos drinks conta muito, porque ninguém quer ficar esperando na fila para ser atendido. Não esqueçam de antes contratar um bar de fazer degustação, para ser a qualidade dos drinks se estão de acordo com o gosto de vocês. Verifiquem também se eles oferecem o serviço de chopp, fica mais barato contratar tudo com eles do que separado, além da praticidade de ter garçom para servir o chopp e retirar os copos.

11º O vestido a parte tão esperada pelas noivas! O vestido de noiva deve ser adequado ao seu estilo, moderna, romântica, tradicional, etc. O principal fator que se deve levar em consideração na hora de escolher, é um vestido que valorize seu corpo. Antes de escolher definitivamente o vestido, experimente alguns modelos. Não se baseie por vestidos que viu em revistas, pois o que fica bem em uma pessoa talvez não fique em você. Quando for ver o vestido sempre leve algumas pessoas para te ajudar na escolha, ande com o vestido sente-se com ele, pois ele deve estar confortável. Verifique o tipo de vestido permitido pela igreja, algumas não aceitam ombros e costas de fora. Para mais informações sobre vestidos e decotes, entre no blog. Lembre-se de verificar também a roupa das crianças e madrinhas, se terão alguma cor específica, modelo e se a gravata dos padrinhos também terá uma cor específica.

Essas foram as principais dicas, por onde ou começo? A partir disso, são detalhes menores, que também são importantes, mas as dicas acima, são o começo dos preparativos. Lembrem-se que antes de contratar todos os fornecedores, vocês devem verificar, reclamações no, reclame aqui, verificar a idoneidade da empresa e se tudo que oferecerão estará no contrato.

Para maior tranquilidade é muito importe contratar uma assessoria que estará orientando e acompanhando todos os detalhes, para que nada aconteça de errado evitando muito estresse nesse período.

Espero que tenham gostado das dicas e sempre nos acompanhe nas redes sociais e no blog.