Tendências de decoração e casamento – Parte II
25/01/2017Vestido da madrinha, escolher ou não a cor e modelo?
06/03/2017
Essa é a parte mais difícil e desesperada dos preparativos do casamento. Não é fácil fazer a lista de convidados se encaixar dentro do orçamento, lembre-se o número de convidados influenciara na escolha da igreja adequada, no tamanho do espaço, no buffet, doces, decoração, enfim, em praticamente tudo relacionado aos preparativos. Por isso é importante seguir algumas regras para saber quem convidar.
Quando o casal vem de famílias numerosas a tarefa fica mais difícil ainda, por isso é importante definir regras e ter o pés no chão estabelecendo critérios e uma quantidade x que esteja dentro do orçamento do casal.
E importante começar a lista por pessoas que são realmente muito importantes para o casal e que gostaria de ver no casamento como amigos de infância, cujo o convívio é muito próximo, amigos que vivenciaram a história do casal, e família muito próximo.
Outra sugestão é caso os pais queiram indicar nomes para lista, dar uma quantidade para cada pai e mãe isso ajuda a evitar transtornos e deixarão os pais felizes por estarem compartilhando esse momento com o casal e sabendo que há um limite para isso.
Para ajudar também, considere a possibilidade de fazer umas 3 listas, a A com os convidados que os noivos definiram os mais próximos, a B lista com os convidados que os noivos gostariam de chamar mas ainda tem condições e a C com convidados que família gostaria de convidar. Assim caso algum convidados da 1ª lista não possa comparecer ao casamento, vocês poderão convidar as pessoas da segunda lista para substituir e se ainda precisar de possas para completar a lista tem a 3ª opção.
Faça convites endereçados, pois se não colocar nomes os convites podem se estender assim gerando acompanhantes e te causar transtornos.
Quem convidar:
-
Família imediata, próxima com quem os noivos tem um bom relacionamento e convívio constante mães pais irmãos
-
Família estendida com quem o casal convive ou mantem contato permanente avós, tios, primos sobrinhos
-
Amigos de longa data de convívio cotidiano ou contato ativo
Quem os noivos não precisam convidar:
-
Família estendida com quem o casal não convive ou não mantem contato há muito tempo
-
Colegas de trabalho com exceção daqueles que fazem parte de seus ciclos de convívio profissional e pessoal chefes e gerente imediatos
-
Colegas da faculdade, colégio, cursos etc. cabe aquela a mesma regra da proximidade
-
Amigos dos pais a não ser que você tenha algum relacionamento com eles. Se não for o casa explique a questão do orçamento para os pais e falem sobre o número máximo que eles tem direito a convidar
-
Vizinhos também vale a mesma regra de proximidade
-
Ex-colegas de trabalho, faculdade etc, com quem os noivos não convivem mais, tem contato apenas pelas redes sociais.
-
Colegas de academia, salão de beleza etc.
Lembrem-se: Não devem convidar ninguém por obrigação, vocês devem convidar apenas aqueles que fazem parte da história do casal e que fazem questão que estejam lá para comemorar junto a união de vocês.

Essa foi a dica de hoje, espero que ajude vocês na tarefa da lista de convidados, se gostou desse conteúdo compartilhe em suas redes sociais, e se cadastre em minha newsletter para receber os conteúdos em primeira mão!